terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tia X Professora


Na maioria das escolas as professoras são chamadas de tias. Isso me deixa pensativa e talvez um pouco frustrada.

Antigamente , quando as mães precisavam trabalhar e não tinham com quem deixar os seus filhos, deixavam com as “tias”, as mulheres que não casaram e que eram babás (remuneradas ou não). O trabalho das tias era meramente relacionado ao cuidado. Dar banho, alimentar e etc.

A profissão de Pedagoga(o) surgiu e o nome tia permaneceu. Pedagogas não são tias, são educadoras, são profissionais. Tias não tinham plano de carreira e nem estudavam; tias não tinham salário e nem formação de educadoras.

Quando digo isso não “diminuo” as escolas e as próprias professoras que se autodenominam tias. Uma escola que se refere a sua professora como tia ou os pais de alunos que façam o mesmo, não quer dizer que a trate como tal. Por esse motivo que fico pensativa: Se as escolas tratam suas professoras como profissionais, porque chamá-las de tias? Se eu sou uma profissional da educação porque ensinar para as crianças que sou tia e não professora?

Há quem diga que o nome “professora” não é tão carinhoso e que isso pode afastar as crianças da confiança que eles tem nela. Ou, que “professora” é mais difícil de falar do que “tia”, ou ainda que não é legal dizer para as crianças: “eu não sou sua tia, eu sou sua professora”.

Sobre as duas primeiras afirmações eu não vou nem comentar, porque é de uma bobagem sem fim. Já a terceira, é aceitável. Realmente, não vamos brigar com as crianças porque elas nos chamaram de tia, não tem lógica isso. Mas se pensarmos direitinho veremos que elas só nos chamam de tia porque no primeiro dia de aula dizemos: “Eu sou tia Mariana”. Se dissermos que somos professoras, as crianças não vão imaginar que devem nos chamar de tia, né? E para aquelas que já estão acostumadas com o nome é fácil ensinar que o nome certo é professora.  Eu, sinceramente, não acho que isso vai causar um trauma irreparável na criança ou que vai afastá-la de você.

Eu, assim como a maioria das professoras, acho carinhoso ser chamada de tia e não fico ofendida (desde que eu seja tratada como professora) com isso. Apenas penso que não há necessidade de resgatarmos esse trabalho antigo das mulheres que “ficaram pra titia” e colocarmos no cotidiano da nossa sala de aula. Além do mais, acho super carinhoso ser chamada de professora também. Qual o problema com essa palavra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário